quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ecoe a ecologia...

A preservação do meio ambiente e o uso racional dos recursos naturais sempre foram assuntos que chamaram a minha atenção. A impressão que tinha é que, após tanto tempo lendo, vendo programas de TV e artigos relacionados ao tema, o assunto estaria esgotado e grande parte da população estaria consciente das variáveis envolvidas em se preservar o meio ambiente e o impacto da produção industrial nas nossas vidas. Eu não poderia estar mais enganado!
Ao conversar com as pessoas sobre o assunto, noto que a maioria não tem sequer noção das conseqüências de seus atos. Por exemplo, no mercado outro dia vi pessoas pegando sacolinhas de compras para os mais diversos fins, sem saberem que tais sacolinhas são responsáveis pela poluição dos oceanos e motivo da morte de muitos animais. Há diversas outras ações diárias de todos nós que tem impacto negativo sobre os ecossistemas locais. Como poderíamos identificá-las e minimizar a produção de lixo não reciclável ou de difícil reciclagem?
Estes dias dei de cara com uma ferramenta poderosa. Não sou adepto do twitter (por enquanto, né?), mas vasculhando o microblog de um colega encontrei um dos vídeos mais esclarecedores de todos os tempos sobre a cadeia produtiva e o impacto de nosso consumo nos ecossistemas, numa visão local e global. O vídeo é narrado pela fantástica Annie Leonard, uma estudiosa e ativista em defesa do meio ambiente. As animações são divertidas e didáticas. O interessante é que podemos traçar um ponto em comum entre a crise econômica mundial, os hábitos de consumo defendidos pelas grandes potências econômicas e as crises dos governos locais, a degeneração da família e da sociedade. Mas isso fica pra outro post.
Uma versão do vídeo dublada e outra legendada em português são bastante úteis inclusive para mostrarmos aos nossos filhos. Se você é professor acho muito boa a exposição do vídeo aos alunos.
Quando vejo a ação e a atitude de muitas pessoas no dia-a-dia, me lembro das palavras da personagem Sarah Connor no filme Terminator 2: The Judgement Day. Ela olha para duas crianças que "brincam de lutinha" e pensa: "Nós não vamos conseguir." Sarah Connor teme pelo futuro da Humanidade. Graças a pessoas como Annie Leonard, o nosso apocalipse é diariamente adiado um pouco.

A História das Coisas (dub):


A História das Coisas (legendado):

Um comentário: